Também conhecida por torre do bramanismo ou quebra-cabeças do fim do
mundo, a Torre de Hanói foi publicada em 1883 pelo matemático frances Edouard Lucas, com o pseudônimo Prof. N. Claus (de Siam), um anagrama de seu nome.
A publicação dizia que o jogo vinha do Vietnã, sendo popular também na China e no Japão, e acompanhava a caixa do quebra-cabeças.
Edouard Lucas foi inspirado por uma lenda Hindu que falava de um templo
em Bernares, cidade santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do
bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos monges
jovens. A lenda dizia que, no início dos tempos, foi dado aos monges de
um templo uma pilha de 64 discos de ouro, dispostos em uma haste, de
forma que cada disco de cima fosse menor que o de baixo. A atribuição
que os monges receberam foi transferir a torre, formada pelos discos, de
uma haste para outra, usando a terceira como auxiliar com as restrições
de movimentar um disco por vez e de nunca colocar um disco maior sobre
um menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiência noite e dia e,
quando terminassem o trabalho, o templo seria transformado em pó e o
mundo acabaria.
Esse jogo trabalha o raciocínio lógico e com ele, também, é possível trabalhar o conceito de potenciação. Está curioso para saber como funciona? Clica aqui!
Torre de Hanói com 4 discos
Nesse outro link aqui você escolhe com quantos discos quer jogar!
Torre de Hanói 3 a 7 discos
Divirtam-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário